
Deus pôs no Jardim do Éden uma árvore como um teste para saber se Adão e Eva obedeceriam a Deus ou não. Eles podiam comer de todas as frutas do Jardim, menos das frutas daquela árvore. Mas Eva desobedeceu e comeu e depois de comer oferceu a Adão que também comeu.
Com isso a morte entrou no planeta Terra e o ser humano começou a fazer coisas cada vez piores até chegar o dilúvio. Leia mais sobre isso em Gênesis 3.

O ser humano se afastou tanto de Deus ao ponto de Deus resolver destruír o mundo. Mas antes Ele avisou as pessoas que isso iria acontecer. Durante 120 anos Noé pregou sobre o amor de Deus. A prova de que as pessoas não queriam saber de Deus é que apenas 8 pessoas entraram na arca, acreditando no que Deus havia dito. Leia mais sobre isso nos 6 a 8 de Gênesis.

Abraão não era ninguém especial, ele simplesmente era alguém que procurava fazer a vontade de Deus.
Deus pediu coisas estranhas para ele. Primeiro Deus pediu para ele sair da sua Terra natal e ir para um lugar aonde ele iria formar um novo povo. O povo de Deus.
Abraão teve um filho chamado Isaque, Isaque teve Jacó e Jacó teve 12 filhos. Esses doze filhos formaram 12 tribos que se tornaram o povo de Israel.
A História de Abraão começa em Gênesis 12

O Velho Testamento conta a história do povo de Israel (o povo de Deus). Conta como Deus queria abençoar este povo e através do povo o resto do planeta seria abençoado.
A regra era simples: Deus disse - Vocês fazem o que eu mando e eu abençôo vocês. Se vocês escolherem fazer o mal, as coisas irão ter resultados ruíns.
O povo preferiu desobeder.
O povo de Israel teve momentos de glória um dos mais importantes foi quando Deus os libertou da escravidão no Egito. Deus teve que enviar 10 pragas para que o Faraó decidisse libertar o povo. Outro grande momento foi quando Deus entregou a eles os 10 mandamentos.
Leia mais sobre isso no livro de Êxodo.

Deus cumpriu sus promessa entregando aos descendentes de Abraão uma Terra especial chamada Canaã.
No começo Deus era o seu líder. Tudo o que eles precisavam saber eles perguntavam a Deus que falava a eles descendo ao santuário, que era o lugar onde ficava guardada a lei de Deus escrita em tábuas de pedra.
Chegou um tempo que o povo não queria mais Deus como o seu líder e eles pediram um rei. Deus aceitou o pedido deles, mas eles não deviam ter feito isso, pois os reis que vieram não foram bons e justos como Deus, o seu rei era.
O povo se afastou tanto de Deus ao ponto de adorarem deuses feitos de pau e de pedra. Ofereciam sacrifícios humanos, eram injustos, e maus. Então Deus permitiu que eles fossem vencidos por outras nações e levados como escravos. Antes disso, porém, Deus sempre os avisou através dos seus servos os profetas. Os profetas tinham sonhos e visões e comunicavm ao povo o que iria acontecer. Muitas profecias foram dadas a respeito do futuro e inclusive a respeito dos nossos dias. Sobre profecias para os nossos tempos leia o livro de Daniel, Apocalipse, Mateus 24.

A principal profecia feita no Antigo Testamento foi o nascimento de Jesus. Jesus nasceu na cidade de Belém, de uma virgem chamada Maria como o profeta Isaías havia dito. Isaías 7:14

A vida de Jesus é descrita em 4 evangelhos: Mateus, Marcos , Lucas e João.
Os 4 contam a história de acordo com o que eles viram e ouviram.
Jesus viveu aqui na terra fazendo o bem, curando as pessoas, ensinando como viver de forma simples obedecendo a Deus e sendo feliz.
Mesmo Jesus sendo Deus, aqui na Terra Ele não usou seus poderes. Ele usou o que você e eu podems usar: a oração, a Bíblia e o poder do Espírito Santo.

Sua bondade causou inveja nos líderes religiosos que não acreditavam que Ele era o Deus enviado pelo céu para salvar o ser humano, então eles o mataram numa cruz. Saiba mais sobre a Morte de Jesus lendo Lucas 22 em diante.

Antes de morrer, Jesus disse que iria voltar para buscar os seus amigos. Ou seja, aqueles que crerem nele, conversarem com Ele pela oração, ouvirem as suas instruções, através da Bíblia e viverem em amor como Ele viveu.
Ele disse que não podemos saber o dia exato da sua 2a vinda, mas podemos saber se está perto ou não.
Sabemos que Ele voltará como um Rei, com os anjos e voltará nas nuvens. Leia mais sobre isso em João14:1-3 e Mateus 24.

Quando Jesus voltar as pessoas más não vão suportar ver a glória de Jesus. Elas ficarão com muito medo e pedirão para morrer. Além disso, haverá terremotos, fogo, grandes calamidades causadas por Satanás que destruirão todos os que não estiverem sob a proteção de Deus.
Leia mais em 2 Tes 2:8; 2 Pedro 2

Após a volta de Jesus:
-
Os bons vão para o céu
-
Os ímpios morrem
-
O planeta Terra está absolutamente destruído
-
Satanás estará com seus anjos sozinhos aqui nessa Terra durante 1000 anos, refletindo no que eles causaram a este planeta.
-
Os Salvos estarão no céu analisando os livros onde estão escritos os nomes e os atos das pessoas, para ver se Deus foi justo ou não em salvar alguns e condenar a outros.
Saiba mais lendo Apocalipse 20 e 21

-
Depois de 1000 anos Jesus voltará a este planeta com todos os salvos e com a cidade que ele construiu chamada nova Jerusalém. Apocalipse 21:2
-
Quando Jesus voltar, os ímpios ressuscitarão.
-
Satanás estará livre da sua "prisão da solidão", pois agora terá pessoas para tentar novamente.
-
Satanás tentará invadir a cidade Santa junto com todos os ímpios, mas Deus não deixará. Quando eles rodearem a cidade, vai cair fogo do céu e vai destruir os ímpios, vai queimar tudo o que é impuro, ou seja o fogo vai purificar a Terra assim como o ouro e purificado. Esse momento é também chamado de inferno.
-
O fogo vai parar de queimar quando o mal for destruído.
Saiba mais lendo Apocalipse 20 e 21

Depois que o mal for destruído, Deus vai fazer novas todas as coisas. Os justos habitarão na Nova Jerusalém, uma cidade de ouro. O trono de Deus será na praça dessa cidade, com o rio da vida saindo debaixo do seu trono e com a árvore da vida de um lado ao outro do rio. Não haverá mais morte, nem tristeza nem dor. As pessoas morarão com Cristo para sempre. Todos os que quiserem podem ir morar lá, basta aceitar o convite que Jesus faz.
Saiba mais lendo Apocalipse 21 e 22